Que tal 07 regras básicas para ter uma loja mais atraente? Montar uma loja é o sonho de muitos brasileiros que desejam, além da estabilidade financeira, trabalhar com aquilo que se ama. O empreendedorismo é sem dúvida um maravilhoso caminho a ser seguido, mas é necessário compreender o mercado para superar desafios e conquistar resultados cada vez melhores.

Clique aqui e conheça marcas que evoluíram seus negócios com ajuda do Santo Traço

Com o avanço da tecnologia e das mídias digitais, nos deparamos constantemente com anúncios bem elaborados nas redes sociais divulgando produtos e serviços. Anunciar é muito bom, mas sem sombra de dúvida, não é tudo.

Isso porque, ainda é muito comum que os consumidores se decepcionem com as lojas físicas quando veem que elas não correspondem à realidade vista na internet. Neste caso, um cliente frustrado, jamais voltaria a realizar uma compra novamente. Sua loja precisa superar expectativas, mas antes disso, deve no mínimo, atender as expectativas mínimas dos consumidores. É válido lembrar que conquistar um novo cliente é cinco vezes mais caro que manter um cliente antigo.

É preciso fazer o básico! Com o dever de casa em dia, fica mais fácil inovar e alçar voos mais altos e melhores. Por isso, confira abaixo 07 regras básicas para ter uma loja mais atraente para seus clientes. Tenho certeza que se todos os itens abaixo forem bem praticados, seu ponto de venda estará preparado para um fluxo contínuo de pessoas e, consequentemente, pronto para alcançar boas metas de venda. Anota aí!

  • Tenha uma fachada limpa e sem exageros

Defina bem a paleta de cores da sua marca e faça uma composição básica na fachada. Seu letreiro precisa ser limpo, direto e objetivo. Fuja do uso de imagens, fotos de produtos e fotos de pratos (se o seu negócio for do ramo de alimentos), por exemplo. O olho do consumidor deverá enxergar a sua marca exclusivamente, sem fatores que poluam e dificultem uma associação positiva. 

  • Garanta a limpeza e a organização da loja

Nada pior que um ambiente sujo e desorganizado, principalmente se você trabalha no ramo da alimentação. Mantenha as paredes bem pintadas, o mobiliário em bom estado e tudo na mais perfeita ordem. Sua marca também é aquilo que seu ponto de venda apresenta, por isso, capriche muito nesse item. 

  • Crie um layout que valorize o fluxo de pessoas

A acessibilidade é um ponto muito forte para uma boa loja. Seus clientes precisam e exigem por mais facilidade de locomoção. Idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, pais com carrinhos de bebê e enfim, todos os seus consumidores se sentirão mais valorizados em um espaço planejado para o bem-estar. Mesmo em ações de marketing, nunca obstrua o caminho!

  • Setorize bem os produtos

Encontre um critério de organização: seja por cor, categoria ou tipo de produto. Pense na jornada do cliente durante as compras e estabeleça critérios e prioridades.

  • Sinalize categorias com assertividade

Caso você tenha uma loja de artigos variados, sinalizar produtos individualmente não será uma boa estratégia. Isso poluirá o ambiente e deixará o cliente confuso.

Toda loja precisa comunicar com clareza seus itens através de categorias, seja através da criação de ambientes lúdicos, iluminação diferenciada, elementos decorativos que contam uma história etc. Esforce-se para não deixar seus consumidores perdidos. 

  • Ilumine sua loja adequadamente

Uma loja bem iluminada é fundamental para valorizar o ponto de venda. Ninguém deseja fazer compras em um local escuro! Aqueles produtos que possuem maior valor agregado merecem uma iluminação focal para chamar a atenção. Isso é ciência pura: um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença nas vendas! 

Muito cuidado para não pecar nessa dica, pois também pode acontecer exatamente o efeito contrário. Uma loja que exagera na luz pode não deixar seu cliente confortável para fazer boas compras. Pense nisso. 

  • Crie uma hierarquia de comunicação

Estabeleça critérios de comunicação visual. Sua loja tem diversas linhas que devem ser comunicadas e percebidas pelos clientes, como ofertas, preços, produtos em destaque, novidades… É fundamental criar uma hierarquia para deixar essas informações mais objetivas e interessantes.

Ofertas devem ser bem posicionadas, porém sem exageros. Não se esqueça de olhar para a jornada do seu cliente e estabelecer um contato com ele durante a experiência de compra. Existem pontos estratégicos dentro da loja onde é possível aumentar o seu valor de marca e impactar seu consumidor positivamente.

Nenhum lojista deve desperdiçar o potencial do seu espaço físico. É preciso atrair novos clientes e ficar de olho nas tendências e estratégias de comunicação. Não deixe de assistir no Youtube nosso vídeo sobre esse assunto.

Até o próximo conteúdo!
Daniel Bueno
Santo Traço

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa