Hoje vou propor um exercício para que possamos de maneira simples e prática, entender os benefícios de um bom projeto de identidade visual aplicado no ponto de venda.

Primeiramente eu peço para que você imagine as 4 pessoas mais próximas do seu convívio, pode ser pai, mãe, filhos, irmãos, o importante aqui é que você consiga visualizar o rosto dessas pessoas. 

Agora eu peço que você imagine que você deu uns 3 ou 4 passos para trás e agora você vê essas mesmas pessoas de corpo inteiro, e mesmo mais afastado deles é muito fácil identificar cada uma dessas 4 pessoas.

Vamos imaginar agora, essas mesmas 4 pessoas de costas para você, em posições diferentes da que você estava imaginando, o que percebemos, é que mesmo de costas é muito fácil identificar cada uma. Para finalizar o exercício, agora vamos misturar essas 4 pessoas com mais 15 pessoas, todas de costas, e ainda assim, é muito provável que você consiga identificar as 4 pessoas sem muita dificuldade.

Isso acontece porque cada ser humano possui características físicas que são únicas e assim conseguimos memorizar estes atributos para dessa maneira identificar cada uma delas. Quando transportamos este conceito para o ambiente de loja, a diferença é que elas não possuem uma identidade visual de maneira natural, muito pelo contrário, a quantidade de lojas estabelecidas em pontos físicos parecidos e vendendo o mesmo produto é muito grande, por isso, é necessário que seja desenvolvido um projeto de identidade visual para cada uma delas.

Lojas que possuem um bom projeto de identidade visual em sua fachada por exemplo são facilmente reconhecidas pelos consumidores, e mesmo que este não se encontre em uma posição favorável para conseguir ver o logotipo da loja, ele irá identifica-la facilmente.

Em um ambiente com muitas lojas, onde a atenção do consumidor é muito disputada, cada consumidor olha para uma loja por apenas alguns segundos e muitas vezes algumas frações de segundos, dessa maneira, é fundamental que o projeto de Identidade Visual entregue para a loja não penas uma imagem única, mas um conceito que identifique graficamente qual é o ramo de atuação da loja.

E você consegue identificar rapidamente algumas lojas que você conhece sem ver o logotipo?

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa