Olá! Tudo bem?? Estivemos na Feira do Empreendedor 2017 e pudemos conferir, o MINI MERCADO DE SUCESSO. O Sebrae montou o espaço tanto para os visitantes que estavam interessados em abrir um minimercado quanto para os quem já são donos. Conversamos com a consultora Natália do Sebrae, que dá preciosas dicas para os empresários desse seguimento. Destacamos algumas:

 

Localização

A escolha da localização é a decisão mais importante para o dono de um minimercado. A partir dessa definição, o empreendedor vai estabelecer toda a sua estratégia, estruturando o modelo de negócio e o mix de produtos baseado no público-alvo da região.

Atendimento personalizado

Não é fácil se destacar em relação às grandes redes e dificilmente um minimercado consegue atrair os clientes por conta do valor dos seus produtos. O setor cresce pela personalização do atendimento, pelo portfólio e pela conveniência.

Relacionamento com a comunidade

É importante manter uma relação boa e próxima com a comunidade da região onde o seu minimercado está localizado. Ações que aproximem o empreendedor dos seus possíveis clientes são altamente recomendadas, porque passam uma imagem positiva da empresa.

Comunicação visual

É de extrema importância que haja comunicação entre a escolha da fachada, do logotipo e das cores, por exemplo. Também entra no estudo da Comunicação visual a disposição da loja, que deve seguir uma linha de acordo com as suas características de branding.

Limpeza e conservação

Essencial para qualquer estabelecimento relacionado à alimentação, o cuidado com a limpeza deve ser muito prezado pelo empreendedor.

Capacitação de funcionários

Uma das principais características dos minimercados é que normalmente são estabelecimentos com poucos funcionários. É exatamente por isso que o empreendedor deve primar pela capacitação da equipe.

Atenção às novas tecnologias

Estar atento às inovações tecnológicas pode fazer toda a diferença para o empreendedor, que deve ficar atento principalmente em relação às redes sociais.

 

Um grande abraço e bons negócios,

Daniel Bueno

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa