Montar uma loja é uma ótima opção para ganhar dinheiro, mas se você está pensando em entrar nessa empreitada apenas para isso, é melhor você repensar seus objetivos.
“Design cria cultura. Cultura modela valores. Valores determinam o futuro.” – Robert L. Peters.

Montar uma loja, além de uma excelente fonte de renda, também pode ser um investimento precioso a longo prazo. Vale muito a pena e é possível alcançar lucros consideráveis realizando vendas. Mas se o dinheiro for o único motivo para que você cogite abrir o seu negócio, é melhor pensar duas vezes. Para enfrentar essa jornada com sucesso é preciso muito espírito empreendedor. 

Você tem perfil para o negócio? Tem interesse em buscar as tendências do seu mercado? E de se adaptar? Você possui empatia pelo nicho que você escolheu? É preciso saber se você está preparado para enfrentar os desafios que estão por vir.

Para ajudar você a começar com o pé direito e dar os primeiros passos nessa empreitada, disponibilizamos um checklist especial e muito importante para que você compreenda um pouco mais sobre a sua decisão. Basta baixá-lo no link abaixo:

Clique aqui para baixar o CHECKLIST DE IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE LOJA.

Agora que realizou o checklist, você e a filosofia do seu negócio estão em plena sintonia. Vamos avançar?

Tudo é design. Saiba que, quando você pensa em montar uma loja, você automaticamente está pensando em um projeto de Design. Isto, porque, design é funcionalidade. E é claro que você quer ver seu primeiro negócio funcionar. E funcionar direito. Afinal, pelos olhos do design, qual é a melhor maneira de se montar uma loja?

  • CONHEÇA SEUS CONSUMIDORES

Faça um mapeamento de público-alvo, compreenda suas rotinas e estude suas características quantitativas e qualitativas. Busque seu cardume. Saiba quantos são! Existe uma comunidade para você ali? Esse público-alvo conversa com a sua ideia? Quais são as suas personas e quais diferenciais eles buscam?

Conheça profundamente seus consumidores, seus hábitos de consumo e comportamentos de compra. Isso é muito importante para que você produza o mix de produtos ideal para vender.

  • TENHA UMA EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO

Corra para a prática! Viva intensamente a vida do seu público-alvo em potencial.  Faça um roteiro de atividades para conhecer a comunidade ao redor e viva uma experiência de imersão.

O cenário perfeito para conhecer seus consumidores seria encomendar uma pesquisa de mercado, porém, sabemos não ser tão fácil investir em uma quando se está começando. A dica é enfrentar, correr para a prática, fazer a pesquisa você mesmo e ficar cara a cara com as pessoas.

Conheça o bairro, conheça os vizinhos, visite os concorrentes, anote e questione tudo. Isso vai te dar muita base para posicionar o seu negócio e trabalhar ele da maneira que seus clientes desejam! Você precisa se aprofundar, entender as diferenças entre as regiões, optar pelas melhores ruas, que possuem o fluxo certo do seu público. Gaste tempo seguindo os passos do seu consumidor! A escolha do ponto comercial é de suma importância para a sobrevivência do negócio.

  • FOCO NO POSICIONAMENTO

Ajuste a forma como o seu negócio se coloca perante o mercado, seus concorrentes, e principalmente, seus consumidores.

Qual a dor que o seu produto resolve? Defina sua marca, seu posicionamento e como você vai se apresentar perante seus consumidores. Posicionamento de marca é como você quer que o seu consumidor reconheça sua marca. Qual imagem será reconhecida por ele?

  • APRESENTE O DESIGN IDEAL

Por fim, pense na decoração da sua loja em todas as suas esferas.
Tudo que compõe o universo que a loja se comunica e dialoga com o seu consumidor. Todos os pontos de comunicação do cliente com sua loja têm que ser coerentes com seu posicionamento e seu ponto de venda.

Monte um plano de comunicação para a sua loja. É preciso identificar oportunidades de comunicação e quais são as alternativas mais adequadas para fazê-las.

Pense em uma experiência completa, do início ao fim. Complete finalmente os quatro pilares de uma estratégia de marketing: produto, preço, praça e promoção. O sucesso desses 4 setores da sua empresa, funcionando juntos e trabalhando para fortalecer a marca frente ao seu público-alvo tem valores imensuráveis!

Já considerou a ideia de abrir um negócio e está precisando de ajuda nessa jornada?

Não hesite em falar com a nossa equipe!

Até o próximo conteúdo.

Douglas Madureira  

Assista aqui o vídeo “A melhor maneira de se montar uma loja!” no Canal do Santo Traço.

Santo Traço - Design para Varejo LTDA - ME

atendimento@santotraco.com

© 2018 Copyright • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Vila Criativa